Sobre nós

Histórico

Desde sua fundação, em 1951, a PALMASOLA S/A sempre valorizou os relacionamentos éticos, o profissionalismo nos negócios, a opção por novas tecnologias, o desenvolvimento de novos produtos, a valorização dos seus colaboradores e a satisfação de seus clientes. Estas forças continuam vivas e presentes no dia-a-dia de nosso trabalho, e são as principais responsáveis pela sólida posição que a PALMASOLA S/A ocupa no ranking da moderna indústria madeireira.

Com sede na cidade de Palma Sola, em Santa Catarina, a indústria de compensados da PALMASOLA S/A está estabelecida sobre em um parque industrial de 25.000 m², onde mais de 600 colaboradores produzem anualmente cerca de 45.000 m³/ano de compensados. Todos os produtos são destinados ao mercado interno e à exportação.

A PALMASOLA S/A, no seu pioneirismo, construiu pontes, recuperou estradas, instalou uma usina termoelétrica para atingir a autossuficiência energética. A matéria prima utilizada provém de mais de 3.000 hectares de reflorestamentos próprios situados nos municípios de Palma Sola e Anchieta em Santa Catarina, e em Flor da Serra do Sul e Marmeleiro no Estado do Paraná.

A qualidade dos produtos é garantida por procedimentos de qualidade, implantados em cada uma das etapas de fabricação. Esses procedimentos incluem testes e simulações em laboratório sobre o comportamento dos produtos em condições extremas de uso, testando assim seus limites de resistência. Todo trabalho é executado por uma equipe de funcionários altamente treinada, habilitada e motivada para atingir os resultados e seu desenvolvimento profissional.

A partir de uma Política de Qualidade bem estruturada e alinhada com os ideais da companhia, e de certificações de reconhecimento internacional, como a ISO 9001, que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, afirmamos nosso comprometimento com a qualidade e satisfação dos clientes.

Em junho de 2018 a Palmasola S/A passou por um processo de profissionalização de sua estrutura gerencial. Buscando a incorporação de boas práticas de governança, foi implantado o Conselho Administrativo e eleita nova Diretoria.

Histórico

Fundada em 1951, a empresa Palmasola Madeiras e Colonização Ltda surgiu com o objetivo de explorar e comercializar madeiras e promover a colonização da região de Palma Sola. Já em 1955, iniciou suas atividades de exportação, enviando madeira serrada para a Argentina e Paraguai.

De grande importância para o desenvolvimento do município, a Palmasola instalou no ano de 1961 um posto de combustíveis e lubrificantes, a construção de uma pequena usina hidroelétrica em 1962, e iniciou em 1973 o desempenho de atividades agrícolas com a produção de milho e soja.

Teve início de suas atividades de laminação em 1977, exportando lâminas de madeira para a Argentina, e logo deu início à produção de painéis compensados e sarrafeados.

No ano de 2000 inaugurou sua filial no município de Brasnorte/MT, com as atividades de exploração sustentável de madeiras tropicais, serraria e laminação.

Com mais de 70 anos de existência, e mais de 40 anos de experiência no ramo de laminação e produção de painéis, a Palmasola S/A se destaca pela confiabilidade de seus produtos, entregando a qualidade de nossa marca, nos setores automotivos e construção civil, e atendendo a mais de 20 países.

Missão

Produzir e garantir o fornecimento a longo prazo de compensados de madeira para a construção civil, segmento automotivo e segmento moveleiro, gerando valor aos nossos clientes, gerando lucro aos nossos acionistas, oferecendo oportunidade de crescimento profissional para nossos colaboradores, operando em sintonia com as expectativas da sociedade e da comunidade local.

Visão

Produzir e garantir o fornecimento a longo prazo de compensados de madeira para a construção civil, segmento automotivo e segmento moveleiro, gerando valor aos nossos clientes, gerando lucro aos nossos acionistas, oferecendo oportunidade de crescimento profissional para nossos colaboradores, operando em sintonia com as expectativas da sociedade e da comunidade local.

Valores

Promover o lucro através do uso sustentável dos recursos disponíveis, operar dentro de padrões éticos, seguir os princípios da cidadania, valorizar o ser humano. Operar em harmonia com o meio ambiente e utilizar fontes naturais de energia elétrica. Produzir dentro dos princípios da responsabilidade ambiental, seguir as regras do Manejo Florestal e da Cadeia de Custódia.

Política de Qualidade

  • Produzir produtos que atendam perfeitamente as necessidades dos clientes e superem suas expectativas com relação à qualidade, prazo de entrega e atendimento pós-venda
  • Obter e manter as principais certificações de nosso segmento para operar nos mercados nacional e internacional. Produzir em harmonia com a legislação aplicável, garantindo um fornecimento sustentável
  • Promover a capacitação dos colaboradores, estimulando a análise crítica e o trabalho em equipe para o aperfeiçoamento profissional e pessoal, tendo como objetivo o crescimento conjunto entre colaboradores e a empresa, fortalecendo assim o compromisso com a missão, visão, valores e políticas da empresa
  • Buscar parcerias estáveis, transparentes e de longo prazo com clientes e fornecedores. Comercializar os produtos de forma a obter o melhor retorno econômico para os acionistas.
  • Incentivar a comunicação com as partes interessadas para um constante intercâmbio de informações, visando a construção de um bom ambiente de trabalho e de um bom relacionamento externo.

Política Ambiental

A Política Ambiental da Palmasola S/A Madeiras e Agricultura é o termo de compromisso com a sociedade. As atividades da empresa têm como princípio a conservação do meio ambiente para as futuras gerações, através do comprometimento com indicadores a serem seguidos para alcançar o bom relacionamento social, econômico e ambiental. Os objetivos da Política Ambiental são:

  • Seguir os padrões ambientais estipulados por regulamentos e decretos-leis.
  • Investir no processo produtivo reduzindo as possíveis emissões de poluentes, assegurando a saúde e o bem-estar dos funcionários e comunidade.
  • Valorização dos benefícios gerados pelas florestas de conservação.
  • Melhoria das condições sociais da região de abrangência das suas atividades.
  • Utilizar energia térmica e hidráulica provenientes de recursos renováveis, promovendo assim a conservação dos recursos naturais.
  • Produzir e comercializar produtos, cuja composição predominante tenha contribuído decisivamente com o sequestro de carbono da atmosfera.
  • Promover o uso de matéria-prima florestal proveniente de florestas responsáveis.
  • Estabelecer uma sistemática para a recepção e tratamento de possíveis reclamações, mantendo um canal aberto com toda a sociedade.
  • Divulgar a Política Ambiental para todas as partes interessadas, ou seja, seus colaboradores, sócios, clientes, fornecedores, parceiros, comunidade e órgãos envolvidos.

Política para Tratamento de Reclamações

Entendemos que as reclamações fazem parte do processo de melhoria contínua da organização, e por isso a Palmasola S/A – Madeiras e Agricultura estabelece, por meio da sua Política para Tratamento de Reclamações, um procedimento para o recebimento, tratamento e monitoramento de reclamações e comentários de clientes e de quaisquer partes interessadas, em relação a conformidade da nossa organização com os requisitos do Sistema de Gestão ISO 9001, da Cadeia de Custódia FSC® e ao consumo de madeira controlada.

Recebimento de reclamações

  • Qualquer cliente, funcionário ou outras partes interessadas poderão enviar sua reclamação/sugestão através dos canais de comunicação da Palmasola S/A. Uma resposta inicial será dada ao reclamante em até duas (2) semanas.

Tratamento de reclamações

  • Todas as reclamações recebidas serão analisadas e, caso procedentes, um Relatório de Não Conformidade será aberto para a investigação das causas e proposta das ações corretivas e preventivas num prazo de três (3) meses após seu recebimento.
  • NOTA 1: No caso de reclamações relacionadas ao consumo de madeira controlada, uma verificação de campo deverá ser conduzida ao fornecedor num prazo de dois (2) meses após seu recebimento. Se uma ação corretiva não puder ser determinada e/ou executada, a matéria-prima e/ou os fornecedores relevantes deverão ser excluídos pela organização;
  • NOTA 2: Sempre que um processo de reclamação estiver relacionado a alguma das certificações da empresa, todo o processo de recebimento, investigação e resolução da reclamação deverá ser acompanhado pela respectiva certificadora. O reclamante e à certificadora deverão ser notificados sempre que a reclamação for solucionada com êxito e encerrada.

Monitoramento de reclamações

  • Todas as reclamações/sugestões deverão ser documentadas e monitoradas através da planilha de monitoramento de reclamações pelo setor da qualidade.

Canais de comunicação

  • Website: palmasola.com.br
  • E-mail: qualidade@palmasola.com.br
  • Telefone: +55 (49) 3652-3000
  • Endereço: Avenida Crestani, 515, Palma Sola – CEP 89985-000 – Santa Catarina, Brasil