Manejo Florestal

Com a maior parte de nossos produtos fabricados através de florestas próprias, em parceria com a empresa Barra do Cravarí Agroflorestal S/A, nosso manejo florestal tem como objetivo produzir madeira de Pinus e Eucaliptos especificamente para a indústria de compensado, com foco em ciclos longos, buscando o aumento da produtividade e qualidade da madeira através do melhoramento genético, além da racionalização dos recursos explorados, respeito às comunidades da sua área de influência e comprometimento com a conservação dos ecossistemas naturais.

Apoiando as práticas responsáveis de manejo florestal, a Palmasola S/A ajuda a promover a sustentabilidade de ecossistemas e benefícios ambientais, sociais e econômicos no longo prazo. E por meio da nossa Política de Compra de Madeira declaramos e enfatizamos esse compromisso.

Política de Compra de Madeira

Através da nossa Política de Compra de Madeira, estabelecemos o compromisso em seguir os indicadores estabelecidos pelo Padrão FSC-STD-40-005 V3-,1 referente ao consumo de madeira controlada em organizações detentoras do certificado FSC®. Para isto, a Palmasola S/A se compromete em:

  • Adquirir madeira de propriedades que estejam em concordância com a legislação ambiental, não podendo ser, em hipótese alguma, de áreas de reservas ou parques.
  • Adquirir madeira de organizações que comprovem estar em concordância com as leis ambientais e trabalhistas, não violando os direitos civis.
  • Não adquirir madeira de áreas relacionadas à degradação de florestas da comunidade local e/ou de povos indígenas.
  • Não adquirir madeira com origem de florestas geneticamente modificadas e/ou áreas florestais sofrendo conversão para plantações ou qualquer uso não florestal, ou ainda, onde a forma de manejo florestal esteja ameaçando os altos valores de conservação.
  • A organização deverá realizar uma análise de risco para compra de madeiras não certificadas que serão utilizadas em produtos certificados.
  • Aplicar medidas mitigadoras de risco em todos os seus fornecedores de matéria-prima florestal controlada, englobando, no mínimo, todas as medidas de controle estabelecidas pela Avaliação Nacional de Risco FSC-NRA-BRA-V1-0.
  • Na hipótese, quando houver necessidade de compra de madeiras originárias de regiões consideradas de risco, a organização deverá designar um funcionário capacitado para realizar visita técnica na empresa fornecedora com a finalidade de garantir a fonte da matéria-prima.
  • Para compra de lâminas as mesmas deverão ser identificadas com nome da empresa, número da nota fiscal (lote) e dimensões, sendo que não deverão ser aceitas lâminas fora do padrão exigido e estas deverão ser descontadas e sofrer abatimento do preço.
  • Devem ser garantidos os pagamentos de taxas e impostos relacionados a exploração e venda da madeira.

Verificação de fornecedores de madeira controlada

A Palmasola S/A define internamente um procedimento para a análise de risco na compra de madeira e aquisição de matéria-prima florestal, denominado Sistema de Due Diligence (SDD). O SDD da Palmasola S/A foi elaborado por profissionais capacitados e habilitados em gestão florestal e geoprocessamento, e é baseado na norma FSC-STD-40-005, que tem a finalidade de evitar o uso de madeira de fontes consideradas inaceitáveis pelo FSC®, sendo elas:

  1. Madeira explorada ilegalmente;
  2. Madeira explorada em violação de direitos tradicionais e humanos;
  3. Madeira oriunda de florestas nas quais altos valores de conservação estejam ameaçados por atividades de manejo;
  4. Madeira oriunda de florestas sendo convertidas em plantações ou uso não-florestal; e
  5. Madeira de florestas nas quais árvores geneticamente modificadas sejam plantadas.

Você pode contribuir com nossas avaliações através das consultas públicas (clique no link da consulta para fazer o download):